O MISTÉRIO DOS OVOS AZUIS E VERDES

DONGXIANG

GALINHAS DONGXIANG – CHINA

OVOS DE CAIPIRAS

OVOS CAIPIRA

Lushi

GALINHAS LUSHI – CHINA

OVOCAIPIRA.ECO.BR - CAIPIRAS OVOS AZUIS

GALINHAS CAIPIRA

AraUCANA

GALINHA ARAUCANA – CHILE

 
MISTÉRIO DOS OVOS AZUIS E VERDES
Dificilmente alguém nunca viu ou ouviu falar de ovos de galinhas com coloração azul ou esverdeada,aqui no Brasil normalmente encontrados em algumas criações de galinhas caipiras.
O que se sabe em primeira análise é que esta coloração nos ovos se deve a fixação da substância biliverdina no ovário da ave e este pigmento se incorpora na estrutura da casca dos ovos,não constituindo apenas uma película de coloração do ovo.
Várias espécies de aves silvestres apresentam coloração azul nos ovos,porém que se tenha notícia,apenas três linhagens nativas de galinhas apresentam esta característica: Dongxiang e Lushi (China) e Araucanas (Chile).Como não há relatos de presença das linhagens chinesas aqui no Brasil,é de supor que provavelmente esta genética de alguma maneira tenha vindo do país visinho.
Há alguns anos recebemos de um colega do Chile um material técnico relativo a este assunto,o qual disponibilizamos em post anterior que pode ser acessado aqui.
Tal trabalho,embora bastante elucidativo,só nos leva ao princípio de que tal característica se deve ao “gene do ovo azul” e descreve os resultados genéticos para os cruzamentos possíveis.
Como criamos esta variedade de galinhas há muito tempo,estamos sempre buscando mais informações a respeito.Como as fontes de informação para este assunto são bastante limitadas e restritas em nosso país,recorremos a fontes mais amplas no exterior.Por intermédio do The Britsh Araucana Club (UK),ao qual somos associados,tivemos acesso a material acadêmico mais esclarecedor.
Embora a matéria seja extremamente complexa e direcionada a profissionais, a leigos como eu por exemplo,é possível chegar a algumas conclusões:
Segundo pesquisa científica a presença do “gene do ovo azul” nestas linhagens de galinhas não é uma mera característica genética natural,trata-se de uma mutação ocasionada por um retrovírus possivelmente 500 anos atrás,tendo inclusive suscitado um possível questionamento sobre a origem das galinhas introduzidas na America do Sul,fato este posteriormente desconsiderado visto as mutações pelo vírus tratarem-se de eventos independentes.

Gene do ovo azul: oocyan – SLCO1B3
Vírus causador da mutação: EAV-HP

Para interessados em maiores detalhes e estudos da pesquisa,disponibilizamos abaixo vários links para a íntegra do material,bastando clicar sobre os títulos:

http://journals.plos.org/plosgenetics/article?id=10.1371/journal.pgen.1003183

http://www.futurity.org/surprise-virus-caused-blue-chicken-eggs/